Cardápio Semanal. Como fazer um cardápio para semana toda?

 

 

 

imagem-de-menu-e-dispensa

 

 

 

 

Cardápio Semanal

 

Você sabe se organizar?  Por onde devo começar?

Você já parou pra pensar no tempo que você gasta pensando no cardápio semanal, que vai fazer pra família? Pois bem vamos ajudar você a se organizar dando dicas de como fazer esse quebra cabeças mais que vai quebrar o seu galho.

 

 

 

Por onde começar???

Comece fazendo uma fiscalização no seu armário, veja o que você já tem e o que pode ser aproveitado e reaproveitado.

 

imagem-de-lata-de-reciclagem

 

A nossa intenção é fazer você enxergar que pode fazer a sua Reeducação Alimentar com os produtos que você já tem em sua casa, pois a reeducação visa te ensinar á saber utilizar melhor os alimentos.

Mesmo utilizando o que você já tem em casa você consegui fazer uma reeducação de responsabilidade e consciência, mesmo que, seus produtos não sejam 100% sem gorduras saturadas, Diet ou light, reeducação te ensina a dosar quantidades e ser responsável ao se alimentar.

 

 

 

Preparando o cardápio semanal

 

imagem-de-calendario

 

 

Quando você tem um cardápio semanal, você elimina o stress na hora de preparar as refeições, economiza dinheiro, economiza tempo e ainda come melhor e sem se enjoar das mesmas coisas.

Ótimo para manter o peso e não cair em tentação de comer uma porcaria por não saber o que fazer para o almoço ou jantar.

Depois de um tempo seguindo o seu cardápio, você vai vendo que não vai ter mais preocupações com isso.

 

Passo #1 – Faça uma lista das refeições que sua família ou você mais gosta.

 

Se você mora sozinho será fácil fazer essa lista, mas se tem marido, crianças, papagaio e o mundo, fica mais trabalhoso, mas vai valer a pena.

Todos vão ficar felizes em saber que cada dia irá comer algo diferente do que comiam todos os dias.

Pesquise opções de receitas com carnes, frangos, peixes, aladas e verduras, no Google você encontra milhares de receitas fáceis, rápidas e saudáveis.

No fim do poste terá um exemplo de cardápio para você entender melhor.

 

 

imagem-de-carrinho-de-mercado

 

 

Passo #2 – Criando o cardápio semanal

 

Depois de fazer a entrevista com todos da casa e sabendo quais refeições você pode fazer, é só preencher o seu Cardápio Semanal escolhendo refeições para cada dia da semana.

Fazendo um cardápio para duas semanas no final da segunda semana você poderá repetir. Provavelmente os moradores da casa não se recordarão do que comeram á 14 dias atrás.

Lembre-se de ser flexível, faça lanches saudáveis, ou alguma receita mais especial, mas nada de frequências para não relaxar na reeducação alimentar.

Escolha um dia para realizar esse lanche ou receita especial com toda a família. Você pode criar, por exemplo, o dia da sopa, dia do churrasco, dia do lanche e por ai vai, depende de sua criatividade.

 

Passo #3 – Faça sua lista de compras

Ao fazer a lista de compras, não se esqueça dos temperos.

Anote tudo com cuidado para não se esquecer de nada, aproveite para mudar alguns hábitos na hora de preparar a comida.

Comece abandonando os temperos prontos, industrializados e corantes artificiais. Tente mudar também o sal, fazendo a opção por orégano, sal grosso, sal rosa do Himalaia, ervas Cury etc.

Se você não faz as compras sozinhas existem aplicativos que ajudam a sincronizar sua lista de comprar com o da outra pessoa que te ajuda nessa tarefa, assim, você pode ir pra um mercado e ele pra outro mais barato.

O aplicativo de organização que indico para vocês é o APP Buy me a Pie, ele sincroniza a sua lista com a lista de quem te ajuda nessa tarefa. É super prático.

Com a lista pronta é só salvar, pode colocar como semana um e semana dois e depois usa-las novamente, para não perder tempo refazendo.

Lembre-se também que serão necessários vários potes, papel filme e sacolas tipo Zip para armazenar seus alimentos no congelador.

 

Passo #5 – Separe um dia para o preparo das refeições (cotar, picar, descascar e branquear).

 

Vamos por em prática nosso cardápio. Escolha um dia para está cozinhando e preparando seu cardápio de toda a semana.

Uma dica muito boa para você fazer com as carnes é compra-las resfriada e chegar em casa já corta-las ou pica-las para congelar.

 

Passo a passo:

 

Verduras

Preparo: lave, centrifugue (se for o seu caso) e guarde em recipiente com tampa ou saquinhos herméticos (aqueles com fechamentos tipo Zip ou á vácuo).

Você pode está misturando vários tipos, por exemplo, rúcula, agrião e alface. Coloque-os em vasilhas com tampas ou saquinhos, o suficiente para uma porção. Quando você for fazer uso é só temperar.

 

Legumes

Preparo: lave-os, utilize a técnica de branquear (ponha água para ferver e os deixe cozinhar por alguns minutos, você vai pré cozinha-los em seguida jogue-os em água gelada) assim você inibe a ação de enzimas que pode ocorrer durante o congelamento, em seguida, congele em saquinhos.

Uso: cozinhe também no vapor se preferir e em seguida pode ir direto para o congelador.

 

Sugestão: Brócolis, couve-flor, cenoura, vagem e etc.

 

Outras opções:

  • Milho: lave-os e congele cru.

  • Mandioca, mandioquinha (batata baroa): lave tire a casca corte em pedaços pequenos e congele cru.

 

Carne bovina

Preparo: dê preferência em já prepara-las se forem fazer ensopadas ou com molhos como carne de panela com mandioquinha, por exemplo. Coloque-os em potes de vidros com tampas e congele-os ainda quentes para preservar os nutrientes.

Descongelar: para descongelar retire com uma hora de antecedência deixando-o na geladeira até descongelar por completo, Evite usar microondas por questões de saúde.

 

Frango

Peito de frango

Preparo: você pode corta-lo em cubinhos, refogar, colocar temperos e molho caseiro de tomates. Coloque em vasilhas de vidro com tampa e cogele ainda quente.

 

Coxa e sobrecoxa:

Preparo: coloque no saco hermético (estilo Zip) e tempere ali dentro mesmo. Congele cru e temperado.

Uso: vai congelado mesmo para assadeira com batatas e alecrim.

 

Peixe

Preparo: congela com a bandeja que vem do mercado, peixaria ou feira.

Uso: Deixe descongelar um dia antes na geladeira.

 

Feijão

Preparo: Cozinhe 1 kg por semana. Tempere depois de cozido e congele em vasilha de vidro com tampa, o suficiente para almoço e jantar. Congele ainda quente.

Uso: vai congelado direto para a panela.

 

Pão

Preparo: corte-os em fatias e congele em saquinhos (tipo zip).

Uso: Passe manteiga dos dois lados e leve na frigideira ou sanduicheira.

 

 

Bolo

Preparo: Corte-o em fatias, enrole no plástico filme e congele.

Uso: deixe descongelar naturalmente.

 

OBS: as refeições não alteram seus sabores por serem congeladas.

 

Importante:

  • Cozinhe uma vez e comoa uma ou mais.

  • Faça as porções pensando no seu almoço e jantar.

  • Se você não come na janta o que comeu no jantar faça uma porção separada para você.

 

Tempero do dia-a-dia:

Se for de sua preferência, faça seu próprio tempero, coloque-o em potes e conserve na geladeira.

 

 

 

Cozinhar é um prazer!

 

imagem-de-panela-com-comida

 

Se você prepara um dia para fazer todos esses preparos você está fazendo do ato de preparar sua comida um prazer, não pense que você está perdendo tempo, ao contrário, você estará ganho qualidade de vida para você e sua família.

Cuidados como esses te faz ficar focado e cuidar da sua reeducação alimentar e de trazer uma vida mais saudável para seu lar.

Abra-se e aceite novas perspectivas.

 

+ Receitas

 

Deixe suas dúvidas sobre cardápio e reeducação alimentar.

 

Erro: Formulário de contato não encontrado.