Benefícios da Chia e Linhaça, você sabe usa-las?

 

Você sabe usar a chia e a linhaça para seu bem estar?

No que a chia e a linhaça pode ajudar na minha Reeducação Alimentar?

A linhaça e a chia ajudam a emagrecer?

Qual a melhor maneira de consumir a Chia e a linhaça?

 

 

 

 

 

Benefícios da chia, a sementinha da alegria

 

imagem-de-colher-com-chia

 

 

Chia é uma semente completa em termos de vitaminas, minerais e fibras. Auxilia no tratamento de doenças de nossos tempos como a prevenção contra a diabetes, hipertensão e obesidade.

Em 100g de chia você encontra 13,6g de fibras, isso auxilia no controle da ansiedade e compulsão alimentar favorecendo você controlar o apetite.

A Chia possui seis vezes mais cálcio do que o leite.

Quem tem problemas com lactose e não pode consumir o leite pode usar a chia para obter o cálcio.

Ela também possui três vezes mais ferro do que o espinafre.

Contém grande poder oxidante, para quem procura manter a pele jovem é um ótimo alimento.

Nosso corpo dia após dia sofre danos com a poluição, stress e má alimentação trazendo os radicais livres, portanto a chia auxilia no combate ao envelhecimento pré-cose.

 

Melhor forma de consumir a Chia

 

imagem-de-morango-com-chia

 

 

A melhor forma de consumo da chia é em grãos, que em cada colher de sopa tem 5g de fibras, isso dá uma grande ajuda para o consumo diário de fibras que o organismo necessita ter por dia.

No organismo devido ao grande poder de fibras ela absorve bem a água e ajuda na absorção de algumas gorduras e do açúcar com isso ela é indicada para quem quer diminuir colesterol e para o diabético, pois, controla muito bem a glicemia controlando os picos glicêmicos.

Proporciona também a sensação de saciedade.

Colocando-a em molho produz um gel que pode ser ingerido acompanhado de outros alimentos como frutas, iogurtes e outros.

O gel pode ser usado em preparos de alimentos, por exemplo, para quem tem alergias ou é vegano (quem não consome nenhum alimento de origem animal).

O consumo deve ser de 1 a 2 colheres de sopa por dia.

Para quem deseja emagrecer recomenda-se ingerir 30 a 40 minutos antes das refeições.

 

Linhaça a Semente de duas faces

 

imagem-de-pote-de-linhaça 

 

 

Linhaça Dourada e Linhaça Marrom qual a diferença?

No valor nutricional elas são bem semelhantes por ser o mesmo grão e da mesma espécie e mesmo gênero, elas só possuem algumas diferenças ao teor de fibras.

Linhaça Marrom é cultivada em regiões tropicais, países de clima quente como o Brasil e a Linhaça Dourada tem o cultivo que precisa ser em clima mais frio como Canadá e Estados Unidos. Nesses termos de cultivos elas também mudam em torno dos nutrientes.

 

Benefícios da Linhaça

Ela é uma semente de grande poder de Omega3 assim como a Chia. Mais também possui o Omega6 e 9 (gorduras benéficas para o coração e cérebro).

Além desses benefícios você ainda encontra:

  • Excelente fonte de minerais como potássio.

  • vitaminas do complexo B: B1, B2, B3 e B5.

  • rica em oxidantes naturais

  • rica em Lignana – ajuda na fase da pré e pós-menopausa, pois ela é um composto que não vira estrogênio.

Ela atua como se fosse um falso hormônio, uma simulação fraca no organismo, mas auxilia a repor um pouco dos benefícios dos estrógenos na menopausa.

As mulheres que fazem reposição hormonal podem e devem consumir a linhaça.

Ela ajuda a perder a reserva de gordura principalmente no abdômen e costas e regulariza o intestino além de ajudar a abaixar os níveis de colesterol no organismo.

 

Melhor forma de consumir a Linhaça

 

imagem-de-pão-de-linhaça

 

 

A melhor forma de consumi-la é na forma moída, pois a casca da linhaça é de ruim digestão, não conseguimos quebra-la tão bem durante o processo digestivo e não acabamos absolvendo os nutrientes da mesma forma que ela moída e crua, pois assim você preserva o Omega3.

 

Por que devemos saber fazer nossa própria comida?

Por termos uma alimentação mais industrializada por causa da praticidade não absolvemos nutrientes essenciais e sempre estamos com falta de vitaminas em nosso corpo, por isso, é tão importante sabermos fazer nossa própria comida e também usar os alimentos certos para isso.

Alimentando o corpo também alimentamos nosso alto estima e cuidamos do nosso maior bem, nós mesmos.