imagem-de-copo-com-cha

Chá de hibisco, os prós e contras à saúde.

Quando se fala em emagrecer todo mundo tem uma receitinha de algum chá milagroso.

Os chás são um ótimo remédio natural para algumas doenças ou até mesmo para o auxilio ao emagrecimento, mas mesmo sendo natural não devemos esquecer que também são medicamentos que podem trazer bons e maus benefícios à saúde.

Ele se tornou um dos chás mais cobiçados e desejados por ser um chá gostoso e ter bons benefícios o Hibisco, quem ainda não conhece vamos apresenta-lo pra vocês.

Chá de Hibisco

Benefícios

A bebida tem vários benefícios, principalmente por conter várias substancias benéficas como antioxidantes flavonoides (pigmentos que tem como função a proteção das plantas contra danos oxidativos) e ácidos orgânicos.

Além de ajudar na perda da gordura localizada na barriga e nos quadris, o chá de hibisco também ajuda a combater a retenção de líquidos.

Pesquisa

O chá já foi até pesquisado e ganhou destaque em revistas cientificas famosas e jornais que concluirão que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese, que é o processo de maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura corporal – (dado retirado da revista EXAME.COM).

Por esse processo o chá contribui para que se acumule menos gordura na região do abdômen e nos quadris.

Além disso, ele também é rico em cálcio, magnésio, potássio e fósforo, é levemente adocicado e dispensa o uso de adoçantes e tem ação diurética.

imagem-de-copo-de-cha

Malefícios

Posso fazer uso diário?

Como tudo em excesso um dia pode trazer algum malefício à ingestão diária ainda não é um consenso entre especialistas.

Para cada caso uma quantidade é especificada e como disse no começo do texto tudo em excesso pode trazer malefícios a sua saúde.

– Riscos a fertilidade:

Se você já ouviu alguém falar sobre isso, saiba que é verdade. O hibisco contém componentes que podem interferir nos novéis de estrogênio alterando-os, sugerindo até mesmo seu uso como anticoncepcional – (fonte Revista EXAME.COM).

Ele também interfere no processo de ovulação e para quem sofre com a TPM (Tensão Pré-menstrual) ele pode causar piora no quadro.

Gravidez

Ele também deve ser evitado no período da gravidez. A orientação médica é limitar o consumo a um copo de 200 ml do chá de hibisco por dia, preparados com quatro a seis gramas da flor seca (uma colher de chá) – igual a dois ou três sachês.

Mesmo assim homens e mulheres devem tomar cuidado ao introduzi-lo no cardápio, pois seu consumo regular também pode trazer problemas hormonais e afetar os níveis hormonais e trazer complicações também para a tireoide.

Gestantes e lactantes devem evita-lo, pois já se comprovou a ação mutagênica, ou seja, significa que pode interferir na estrutura dos genes do bebê (má-formação). É melhor não correr o risco.

Pressão baixa X Pressão alta

Quem faz uso de medicação para pressão deve evitar o chá, pois ele resulta em uma redução maior que o necessário potencializada pelo efeito diurético fazendo com que os rins se sobrecarreguem.

Sendo assim, quem tem pressão baixa também deve tomar cuidado, pois podem sofrer quedas bruscas.

Mal Estar

A hipotensão (queda de pressão) é o efeito colateral confirmado pelo chá de hibisco, mas algumas pessoas podem vir a sentir outros males como tonturas, enjoos, escurecimento da visão, sensação de fraqueza e até desmaios.

Como qualquer outro alimento, você deve ficar de olho se sentir qualquer mal estar ou alterações no seu corpo.

Procure um profissional antes de tomar qualquer decisão com sua saúde. Afinal o seguro morreu de velho.