Serotonina. Você sabe o que é ?
Serotonina
A Serotonina desempenha um papel importante em nosso corpo, principalmente no sistema nervoso, desempenhando diversas funções como a liberação do seu sono, temperatura corporal, apetite, humor entre outras funções em nosso corpo.
O desejo de ingerir doces e carboidratos é responsabilidade da Serotonina.
Essa substancia é responsável por melhorar o humor, dando assim a sensação de bem estar. Sua falta pode relacionar doenças graves, como o Mal de Parkinson, distonia molecular (movimentos involuntários lentos e contorcidos) e tremores.
Depressão, ansiedade, comportamentos compulsivos, agressividade e aumento do desejo de comer doces e carboidratos.
Nem todo o desejo por certos alimentos estão associados à busca do prazer e saciedade. Poderá evidenciar desequilíbrio químico e exigir tratamentos.
Quando as taxas de Serotonina estão normais à pessoa atinge com mais facilidade a saciedade e consegue maior autocontrole de ingestão de açucares.
Medicamentos
Existem medicamentos que aumentam a taxa de serotonina, mas antes de sair por ai procurando e tomando medicamentos sem prescrição médica, procure um especialista para lhe examinar e fazer os procedimentos necessários.
Para os não adeptos de medicações, existem alguns alimentos com nutrientes que ajudam ao combate dos efeitos da falta da serotonina:
– Carne bovina
– Peru
– Peixe
– Leite e seus derivados (queijo, manteiga etc.).
– Amendoim
– Tâmara
– Banana
Entre outros, existem algumas receitas com os alimentos citados, use sua criatividade.
A fome e o desejo de comer induzem a erros de nutrição.
Nossa alimentação deve ser realizada com consciência para podermos beneficiar nossa saúde.
Nosso corpo e mente são gratos quando sabemos consumir com sabedoria e equilíbrio.