Fonte de alimentação. Energéticos, Reguladores e Construtores. O que são?

 

 

Fonte de alimentação e seus segredos.

Você deve está se perguntando m- mais o que são todas essas coisas?_ ai eu te digo, calma vamos aprender para fazer certo. 

Muitas pessoas que procuram as nossas queridas nutricionistas já ouviram falar sobre a “Pirâmide Alimentar”, se você ainda não conhece vou apresenta-la a você.

 

Pirâmide Alimentar

 

imagem-da-piramide-alimentar

 

A pirâmide alimentar nasceu nos Estados unidos e ao vir para o Brasil recebeu alguns toques brasileiros. Em 1999 ela teve adaptações brasileiras que andam conforme nossos hábitos e a gama de alimentos que só são encontrados aqui. Ela indica as porções diárias recomendadas.

 

Os grupos encontrados nela são exatamente o que deu título ao nosso post de hoje. Esses grupos nos ajudam a entender como funciona a escolha das porções na hora de montar o prato.

 

Grupos da pirâmide

 

Energéticos:

-é a principal fonte de energia para nosso corpo. Nesse grupo se encaixam os carboidratos.

 

 

Eles se encontram na base da pirâmide. Por serem fonte de carboidrato escolha sempre os mais saudáveis como: Pães integrais, Grãos e Cereais.

Devem ser consumidos principalmente no café da manhã para nos proporcionar um começo de dia cheio de energia e disposição.

Não é muito recomendado ingeri-los durante a noite, pois nosso organismo se torna mais lento diminuindo assim o metabolismo para a queima de calorias.

 

Reguladores:

-são importantes para o funcionamento do organismo, além de ajudarem a prevenir doenças.

 

 

Neste grupo está às vitaminas e os sais minerais. Estão presentes nas frutas e verduras.

Consumi-los durante o dia colocando as frutas de preferência nos intervalos entre as refeições é perfeito para uma dieta equilibrada.

 

Construtores:

-são as fontes de proteínas.  São importantes pra nossos músculos, tecidos e ossos. Estão presentes no leite e derivados, carnes ovos e legumes.

 

Alimentos que tem a presença das proteínas:

Cereais integrais e derivados: arroz, trigo, centeio, cevada etc.

Sementes oleaginosas: amendoim, gergelim, castanha de caju e girassol.

Frutas, verduras e legumes: brócolis, vegetais verdes escuros (couve), abacate, coco, batata etc.

Algas: são alimentos riquíssimos em proteínas, dentre outros importantes nutrientes. A alga mori, por exemplo, contêm 2 vezes mais proteína do que a carne.

Cogumelos: (que são fungos, e estão presente na dieta vegetariana e vegana) possuem quantidade de proteína e nutrientes que podem ser comparadas às da carne de boi.

 

Todos os dias deve-se consumir proteínas e outras vitaminas. O prato deve conter alimentos diversos para produzir inúmeros nutrientes.

Um corpo mal alimentado não produz energia, apenas doenças que podem prejudicar a sua saúde em um futuro mais próximo.

 

Energéticos extras:

-por estarem no topo da pirâmide devem ter um consumo limitado porque, em excesso, fazem mal a sua saúde. Neles estão os óleos e as gorduras, açúcares e doces.

 

 

Sabemos que o consumo exagerado desses alimentos podem nos trazer sérios problemas de saúde como a famosa diabetes, por isso, se ingeri-los uma vez ao dia já é o suficiente e em pequena quando.

Cuidados também com os alimentos que se dizem diet e ligth para o preparo são usados como substituição gorduras que também podem nos trazer alguns pesos a mais, por isso, consuma com sabedoria e saiba distinguir qual o melhor para sua saúde.

 

Os alimentos são fonte de energia e vida para nosso corpo, devem nos trazer o melhor da natureza, por isso, consuma com raciocínio e saiba dosar as quantidades.

Como diz a famosa frase de Hipócrates “Que seja sua cura o seu alimento e teu alimento a tua cura”.

 

Pense nisso e traga até você o que a alimentação tem de melhor “VIDA”.

 

Fonte:  Ministério da Saúde