Lactose. Pode ou não. Com Glúten ou sem Glúten?

 

 

 

 

 

Aprofundando no assunto

 

ps.: “Tudo que for abordado neste artigo não se aplica a quem tem intolerância a lactose e glúten, para estes problemas de saúde é imprescindível procurar um médico

 

Chegamos a uma etapa que todos aderiram a tal Dieta do sem glúten e lactose, confesso que comecei a aderir a tal dieta que muitas pessoas falavam que estava dando certo, que o tal “problema da humanidade obesa era o leite e a farinha branca”.

Sabemos que a farinha branca em excesso não faz bem e que a lactose também, tanto que existem hoje pessoas com alergia a ela.

O estudo

Fui procurar estudar sobre o assunto e me informar através de livros vídeos de médicos especializados no assunto e com minha cunhada que é medica e que tirou vários mitos da minha cabeça e me esclareceu sobre várias coisas que com tempo vou expondo pra vocês.

 

Uma das coisas que me deixou perplexa foi em saber que a maioria das doenças que temos são causadas por nós mesmos através da alimentação errada e exagerada que temos o prazer de fazer, afinal comer é um prazer imenso.

 

Quando estamos tristes, por exemplo, adoramos nos afundar em chocolates, coxinhas (as grandes companheiras de nós gordinhos.. rsrs), refrigerantes e tudo que achamos que nos dá prazer ou nos ajude a fugir dos nossos problemas.

 

 

Nossas células são as mais prejudicas por esse excesso de veneno que jogamos em nós mesmos, elas passam por um processo de inflamação e assim se tornam sensíveis e nos causam varais complicações.

Depois que ela me disse sobre isso pensei comigo mesma – estou me matando aos poucos e ferindo a mim mesma com tanta coisa que eu acho que me faz bem, mas me faz muito mal – foi depois dessa conversa que tomei “vergonha na minha cara gorda”.. kkk..e tomei a decisão de me amar e cuidar mais de mim.

 

 

 

Como cuidar de mim e não deixar de comer o que eu gosto?

 

 

Ganhei um livro que se chama “Minha barriga de Trigo” comecei a ler e vi que realmente que minha barriga era puro trigo.

Comecei a ver que as coisas podiam ser reparadas de modo diferente e que poderia ser gostoso. Li o livro mais resolvi mudar algumas coisas, decidi que iria preferir comer mais integrais e que poderia sim comer farinha branca, mais em muito menos quantidade e vezes na semana e ao dia.

Consciência 

Pra mim, reeducação alimentar é você ter consciência de que tudo se pode comer, mas em pouca quantidade e menos vezes na semana e no dia.

Comecei aos poucos, comecei a mudar a quantidade de pães pela manhã e tipo de pães que comprávamos.

Márcio aderiu a minha tática e resolveu ir junto comigo. Trocamos os pães de todas as manhãs pelos integrais e logo os integrais puros por integrais acompanhados de sementes.

 

Receitas de bolos que gostava de fazer como cenoura e chocolates aos poucos foram sendo adaptadas.

 

Substituições:

 

Troquei o achocolatado por cacau em pó e logo depois por Alfarroba (logo vou colocar o que são os ingredientes e pra servem) e assim conseguimos ir adaptando nosso paladar.

Somos o que comemos e nosso paladar não conhecerá outros sabores se não apresentarmos a ele o que realmente nos faz bem.

 

Conclusão.

Depois de tudo que vi, li e ouvi cheguei a seguinte conclusão:

Glúten

O glúten pode ser usado normalmente em nossa reeducação alimentar preferencialmente integral, pois traz a saciedade e seu metabolismo trabalha melhor. Eliminado o glúten por completo você elimina alguns quilos porém em 3 meses seu organismo se adapta a falta de glúten e tudo volta ao normal, então, o melhor a ser feito mesmo é DIMINUIR QUANTIDADES, desta forma você emagrece saudavelmente. 

 

Lactose

Quanto a lactose pelo que vi o melhor seria abolir o leite e seus derivados, se de tudo não conseguir utilize o leite sem lactose e saiba que a lactose é o açúcar que contentem no leite e que é responsável por seu metabolismo trabalhar lentamente.

 

Mudar hábitos requer aprendermos a saborear coisas diferentes e que às vezes fazemos cara feia pra experimenta-las. Dê-se uma oportunidade e aos poucos você verá que não é tão ruim assim.

 

 

Lembre-se, faça tudo na sua vida pra você mesmo e por você, seja egoísta com você mesma e tente não ceder ao seu lado guloso.

 

Ghaidy!

 

Fonte:  http://boaforma.abril.com.br/dieta/gluten-e-lactose-tira-los-da-dieta-enxuga-as-medidas/